domingo, 22 de junho de 2008

Problema


PARA PRATICAR:



O LUÍS, O Simão e o Kiko distribuíram, entre si, 56 rebuçados.

O Simão ficou com mais 8 rebuçados que cada um dos outros meninos.

Com quantos rebuçados ficou cada menino?



Agora a matemática é mais fácil do que parece.
E façam como eu dediquem - se á matemática.

Leonor 5ºano

quinta-feira, 19 de junho de 2008

À turma do 5º ano

Agora que as aulas estão a terminar,
não quero deixar de expressar,
a minha grande emoção,
e o orgulho que senti hoje,
durante a vossa actuação.


Hermínia Nunes

segunda-feira, 9 de junho de 2008






Não sei dividir.Então vamos aprender:
Divisão é a operarão matemática que determina a quantidade de vezes que um número (divisor) está contido dentro de outro número (dividendo). A divisão é a operação inversa da multiplicação.
De um ponto de vista informal, divisão é o acto de dividir, repartir, separar as partes de um todo.



Dividir é:



-Partir em partes iguais



-Repartir em porções iguais



-Distribuir em partes iguais



Eu antes admito que não sabia dividir mas deois comecei a praticar, a ver que estas contas estão sempre no meu dia a dia e dediquei me e é fácil. Força façam como eu, para terem um teste 100%.ok?
Leonor 5ºano

Estatística da conservação da água


Os alunos do 5º ano da Academia Luísa Todi realizaram um inquérito sobre os hábitos de consumo/preservação de água da população escolar. A partir desse inquérito, os alunos efectuaram uma estatistica, acima referida.

Como podemos verificar, através do gráfico, a maioria da população escolar deverá modificar alguns dos seus hátitos relativamente à conservação da água.






sexta-feira, 21 de março de 2008

Linguagem Matemática

http://lena.professora.googlepages.com/lingmatsimb.ard.htm

Clica neste site e encontrarás uma actividade para desenvolveres a tua linguagem matemática.
Bom trabalho!
Hermínia Nunes

Pentaminós

Aqui tens uma proposta de trabalho bem divertida sobre Pentaminós.
Se queres saber mais e desenvolver as tuas capacidades, clica na hiperligação e lá encontrarás uma webquest, na qual vais ter que seguir várias etapas: Introdução, tarefa, processo, avaliação e conclusão.


Bom Trabalho!





Hermínia Nunes

Boas Férias!

Os meus meninos estão de parabéns, pois todos tiveram positiva, este período a Matemática. Espero que continuem assim, mas para tal, devem fazer os trabalhinhos de férias, ok?

Boa Páscoa com muitos doces e divertimentos!!
Hermínia Nunes




sábado, 15 de março de 2008

AMIGAS DO 6º ANO QUEREM FAZER AS PAZES POR FAVOR?
DO 5º ANO
TRABALHEM BEM NAS FÉRIAS PARA DEPOIS NO FINAL DO PRIODO NÃO HAVER NEGATIVAS OK?
E JÁ AGORA BOAPÁSCOA
BOA PASCOA
DA: LEONOR 5º ANO

PARABENS

O blog está muito giro.
Parabéns a todos os autores.
O TEMA QUE EU MAIS GOSTEI ATÉ AGORA FORAM AS PROPRIEDADES.
Acho que a professora Herminía explica muito bem.
Parabens!!!!

quinta-feira, 6 de março de 2008

pascoa


Pascoa altura para estar com a familia

Avós, tios e primos todos juntos

Saimos e vamos passear

Cantamos, rimos e dançamos

Oh!que pena está a acabar

Agora é tempo da escola recomeçar!!!!



maria 6ºano

segunda-feira, 3 de março de 2008

a matemática

Matemática, matemática
se não exestisses ...
com contas para pagar,com compras para comprar
nem ao supermado podia ir.
Se não foste tu o que era feito de mim
quando queria contar
até ao bisavô tinha de perguntar
por isso digo já ao professor apesar de não gostar
vou ter de aprender para mais tarde o meu bisneto a mim perguntar.


maria 6ºano

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Anedota


-Porque é que o livro de matemática se suicidou?
-porque estava cheio de problemas.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Exercícios


vou passar alguns exercisios de matematica muito fáceis.



Expressões Numéricas


22,3+8,5-37= 25,4-18,1+19,3= (12-3)-(5,1-4)=




Polígonos



5lados: 3lados: 12lados: 8lados: 7lados: 6lados: 10lados: 4lados:









poema regresso ás aulas



acabou-se a boa vida
prepara-se a separação
começa ali a despedida
daquele calor de verão...
Chego então àquele local
vejo tantas coisas para fazer
ao princípio não se liga, é banal
mas vamos ter que sofrer...
voltamos a estudar
os livros voltao-nos a perseguir
não podemos fugir deles.
Entramos na sala
e escolhemos o lugar
tentamos lá no fundo...
para depois apreciar.
Começa a prof a falar
O sono começa a aparecer
Os olhos começam a fechar
E acabamos por adormecer!
Acordamos em sobressalto
Não sabemos para onde ir
Vêmos quase tudo arrumado
E o pessoal a sair...
Acabou mas não podemos festejar
Afinal as aulas acabaram de começar

Bem divertido!!!

Agora estamos a dar as áreas , sabiam????
É bem divertido dar as áreas com uma professora assim!
Porque ela explica muuuuito bem , melhor que qualquer outro professor.
nós divertimonos muito com esta professora porque ela faz muitos jogos no nosso quadro novo;
Sabiam o nosso quadro novo dá para ir a vários siios incluíndo a internet onde podemos visiar o nossoa blog de matemática!!!
São bem divertidas as nossas aulas com a professora Herminia Nunes...

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Sistema de Medidas


Já alguma vez ouviram os alentejanos a dar indicação de distâncias ? Se pararem para pedir uma informação, como por exemplo: “Por favor, a vila fica muito longe daqui ? ” O alentejano responde: “ Nã fica longe não, compadre. fica a duas léguas daqui !” E nós andamos, andamos, andamos,… e nunca mais lá chegamos !
Acontece, que duas léguas para o alentejano pode ser muita coisa: pode ser daqui a 2 metros, 200 metros, 1 quilômetro ou 200 quilômetros. O “logo ali” deles pode ser muito longe para nós.

Antigamente, mediam-se distâncias ou espaços pelo tamanho do palma do rei ou o tamanho do pé do rei. Então, quando o rei morria ou se alguém tinha que mudar de reino, a medida mudava também. Assim, um pé podia ser 30 centímetros ou 35 centímetros; bastava mudar o rei. Por essa razão procurou-se padronizar ( encontrar uma única maneira de medir) a distância ou os espaços . Actualmente, em todos os países mede-se a distância em Metros e seus múltiplos ( Centímetros ou Quilômetros, por exemplo) . E mede-se o tempo em Horas, minutos ou segundos
.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Matemática cantante


Ai o ponteiro da tortura
naquela sala
que a matemática tornava mais escura
em vez de iluminá-la.

Felizmente só o nada-de-mim ficava lá dentro.

O resto corria no pátio-em-que-nos-sonhamos,
pássaro a aprender os cálculos do vento
aos saltos para os ramos.

Mas só quando voltava para casa à tardinha
encontrava a minha verdadeira matemática à espera
na lógica dura das teclas do piano,
no perfil-oiro-pedra da vizinha,
na flauta de água macia do tanque
- chuva de Mozart nos zincos da Primavera...

Matemática cantante.


José Gomes Ferreira

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Locomoção dos animais do Monte Selvagem


Este trabalho com o tema Estatística demonstra os tipos de locomoção dos animais do Monte Selvagem, com base nos trabalhos de power point que os alunos do 5º ano fizeram. A locomoção mais usada pelos animais do Monte Selvagem é a corrida, tendo 10 animais a usá-la. As locomoções menos usadas são o salto e a reptação, tendo um animal a usar cada uma delas.

Feito por: Gabriel Santos, Henrique Cunha e Pedro Ceia

Revestimento dos animais do Monte Selvagem


No Âmbito da disciplina de matemática foi-nos proposto um trabalho de estatística sobre os animais do «monte selvagem».
Este trabalho tinha sido trabalhado anteriormente na disciplina de ciências da natureza.
O estudo estatístico refere-se a dezassete animais que a turma do 5ºano estudou.
Tendo em conta os animais que estudámos a maioria dos animais tinham pêlo, ou seja são mamíferos.
Os animais que existem em menor quantidade têm escamas e espinhos.

Trabalho realizado por:
Catarina; Madalena e Susana

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Tipo de Reprodução dos animais do Monte Selvagem



O trabalho que nos foi proposto tem como tema a reprodução dos animais do Monte Selvagem, animais esses que já tinham sido trabalhados anteriormente, na disciplina de ciências da natureza.
A partir dos dados que efectuámos, podemos concluir que existem muito mais animais vivíparos do que animais ovíparos, ou seja, animais vivíparos são aqueles que se vão desenvolvendo dentro do corpo da mãe, animais ovíparos são aqueles em que como o ovo tem substâncias nutritivas e o ovo desenvolve-se fora do corpo da mãe.

Trabalho realizado por:
André, Margarida e Rita

Regimes Alimentares dos animais do Monte Selvagem

Este trabalho é sobre uma visita de estudo ao Monte Selvagem e aqui mostramos os regimes alimentares dos vários animais que lá viviam. O trabalho foi proposto na disciplina de matemática com o tema:”A Estatística “.
Com este trabalho concluímos que: no Monte Selvagem o regime alimentar dominante é herbívoro, e o que existe em menor quantidade é o regime insectívoro.

Trabalho realizado por: Bárbara Parreira
Maria Inês Neves
Inês Thomas



terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Actividades de Matemática do 5º e 6ºano


Aproveitem este site no vosso estudo de Matemática.
Bom Trabalho!

http://blogmatematic.blogspot.com/

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Estatística




A turma do 5ºano da Academia está a realizar um trabalho de grupo, no âmbito da disciplina de Matemática, na área da Estatística. Os trabalhos têm como tema : " Os animais do Monte Selvagem".

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Actividades de Matemática - 5º Ano




Se quiseres desenvolver as tuas capacidades/competências na área da Matemática "espreita" este site. Nele poderás procurar e pesquisar os temas de matemática do programa do 5º ano.
Explora os conteúdos que estás a dar e resolve o que quiseres. Bom trabalho!




segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Sólidos construídos com ímanes

Parabéns! Mas atenção, não é o vosso aniversário...





Continuem a enviar comentários dando a vossa opinião, pois este espaço foi criado para comunicarmos, de forma a melhorarmos o nosso desempenho. As críticas, se forem construtivas podem ajudar-nos a tornarmo-nos melhores.

Agradeço a vossa colaboração e espero que este 2º Período seja ainda mais produtivo e divertido do que o primeiro.

Preparem-se... começem já a arregaçar as mangas, pois não vai faltar trabalho e emoção!!

Da vossa professora Hermínia

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

adorei este tempo no 1º periodo

adorei o tempo de matematica no 1º periodo e agora vou esforsarme mais no 2º periodo

InesThomas
5ºano
nº17

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

O Fantástico Mundo da Geometria

Neste espaço podem observar alguns trabalhos realizados pela turma do 5º ano de escolaridade da Academia Luísa Todi, no âmbito da disciplina de Matemática