sábado, 23 de fevereiro de 2008

Sistema de Medidas


Já alguma vez ouviram os alentejanos a dar indicação de distâncias ? Se pararem para pedir uma informação, como por exemplo: “Por favor, a vila fica muito longe daqui ? ” O alentejano responde: “ Nã fica longe não, compadre. fica a duas léguas daqui !” E nós andamos, andamos, andamos,… e nunca mais lá chegamos !
Acontece, que duas léguas para o alentejano pode ser muita coisa: pode ser daqui a 2 metros, 200 metros, 1 quilômetro ou 200 quilômetros. O “logo ali” deles pode ser muito longe para nós.

Antigamente, mediam-se distâncias ou espaços pelo tamanho do palma do rei ou o tamanho do pé do rei. Então, quando o rei morria ou se alguém tinha que mudar de reino, a medida mudava também. Assim, um pé podia ser 30 centímetros ou 35 centímetros; bastava mudar o rei. Por essa razão procurou-se padronizar ( encontrar uma única maneira de medir) a distância ou os espaços . Actualmente, em todos os países mede-se a distância em Metros e seus múltiplos ( Centímetros ou Quilômetros, por exemplo) . E mede-se o tempo em Horas, minutos ou segundos
.

2 comentários:

os exploradores@gmail.com disse...

Esta coriosidade é muito interessante.

Mas quem escreveu este poema?

Maryam 6ºano

Academia Luísa Todi disse...

Esta mensagem não é um poema, é uma informação sobre a história do sistema métrico e fui eu que a enviei.

Hermínia Nunes