quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Os Números Fraccionários


Os números inteiros nem sempre resolvem os nossos problemas.



Deves saber que existem números que não são inteiros e podem ser representados por uma fracção. A estes números chamamos números fraccionários.


Supõe que conhecias apenas os números inteiros e querias distribui, igualmente uma peça de 26m de tecido por 5 pessoas. Irias perceber rapidamente que não existe nenhum número inteiro que represente o número de metros com que iria ficar cada pessoa. Este número pertenceria a um outro conjunto, o conjunto dos números fraccionários, poder-se-ia representar, de entre outras formas, por 5,2 (numeral decimal) ou (fracção).No papiro de Rhind (1650 a. C.), que se encontra no Museu Britânico de Londres, e é dos mais importantes registos do conhecimento matemático da Antiguidade, já aparecem fracções.
Os Egípcios faziam cálculos muito complicados com fracções, os quais foram usados durante milhares de anos e praticados na Idade Média. No entanto não eram representados da mesma forma que são actualmente.
Os alunos do 6º ano realizaram uma WebQuest sobre o tema: Como surgiram os números fraccionários e a sua evolução até à actualidade.

Os trabalhos realizados estão publicados neste blogue. Vale a pena espreitar...

Sem comentários: