"As abelhas, em virtude de uma certa intuição geométrica, sabem que o hexágono é maior que o quadrado e o triângulo, e conterá mais mel com o mesmo gasto de material"
Papus de Alexandria (Último geómetra grego ) 290 - 350
Papus de Alexandria (Último geómetra grego ) 290 - 350
Último geómetra grego importante, pesquisador e autor de muitos textos sobre cientistas da antiga civilização grega, entre eles Synagoge (320 d. C.) ou Coleção Matemática, um tratado em grego composto em oito livros dos quais o primeiro e parte do segundo extraviaram-se, onde são encontrados relatos e novas provas e temas suplementares para várias proposições de Arquimedes, Euclides, Apolônio e Ptolomeu, entre outros, sobre superfícies de revolução, planos, sólidos e lineares. Descobriu vários teoremas precursores da Geometria Projetiva, pesquisou o chamado Problema de Dido ou Isoperimétrico e, curiosamente, demonstrou que, entre as formas que as abelhas poderiam ter empregado para fazer seus favos, a adotada é a que mais economiza cera.
Suas conclusões foram o ponto de partida para a invenção da geometria analítica por Descartes, treze séculos após. Junto com Diofanto, foram os dois principais matemáticos da chamada Idade de Prata da Universidade de Alexandria (250-350). Também escreveu sobre música e hidrostática e morreu em algum lugar da Grécia.
1 comentário:
está bastante interessante
Enviar um comentário